Truckvan

IMPRIMIR - +

TAMANHO DA FONTE

18/12/2019 • 03h00

VIVA PARA SER FELIZ e não viva em vão

Artigo extraído do LinkedIn de Alcides Braga, presidente da Truckvan

Texto original: LinkedIn Alcides Braga

Uma terrível queda me fez dar muito mais valor à vida!

Estou falando literalmente. Por um grave descuido, caí de uma altura de mais de 3 metros na madrugada de 7 de abril de 2018 e, só por um tremendo livramento/milagre divino, estou vivo.

Eu brinco que eu CAÍ PRA CIMA, pois cresci como ser humano, passei a ver importância em detalhes que antes não chamavam a minha atenção, a olhar para as pessoas com mais carinho, com mais vontade de ajudar, a cuidar mais da minha saúde, a praticar exercícios físicos, a ser mais consciente. Comecei a me cobrar a ter mais PACIÊNCIA para melhorar a CONVIVÊNCIA.

Desse dia em diante, eu não admito outra possibilidade que não seja ser 100% FELIZ em tudo que eu fizer. Esse episódio me mostrou o quanto a vida é um sopro e que preciso valorizá-la ao máximo, pois essa é a melhor forma de eu agradecer a Deus. O bem mais precioso que temos é o TEMPO. Não podemos desperdiçá-lo!

Percebi também que após o acidente, eu intensifiquei meu otimismo, entusiasmo e esperança, o que me incentivou, inclusive, a atuar mais ativamente no LinkedIn, compartilhando minhas experiências e aprendizados a fim de estimular as PESSOAS a se moverem em busca de seus sonhos. Foi uma maneira que encontrei para retribuir e devolver de forma mais prática tudo que tenho conquistado.

E é aqui que eu lanço a pergunta-chave deste artigo: VOCÊ É FELIZ? 

Reforço que ser FELIZ não significa apenas estar “satisfeito” e sim “realizado”, pleno, convicto de que está sendo a sua melhor versão e se desenvolvendo como ser humano e como profissional.

Eu, sinceramente, nunca consegui separar a minha vida pessoal da minha vida profissional, pois penso que elas estão completamente interligadas e que os desafios que enfrento diariamente em ambas situações me agregam nos dois sentidos.

Para ser mais didático, rsrs, vou dar um exemplo: eu tenho 3 filhos, sendo dois já grandes e casados – o Alcides Neto com 29 anos e a Marília com 27 – e o João, com apenas 11 anos. Como todo garoto dessa idade, ele é da Geração Digital, ou seja, ele tem uma facilidade absurda em entender e assimilar novas tecnologias muito mais rápido do que eu, ou seja, eu tenho que me adaptar ao João e não ele a mim.

Confesso que assisto aos desenhos, youtubers e videogames que ele tanto é fascinado só para desfrutar da delícia que é ter meu menino acolhido em meus ombros/no meu peito enquanto ele interage com esses entretenimentos.

Assim, funciona também no Mundo Corporativo. Nós temos que ser receptivos às mudanças e novidades para não ficarmos obsoletos e precisamos mostrar interesse, curiosidade e empatia por quem nos traz novas ideias e culturas que, aparentemente, nos soam estranhas.

A questão é ter equilíbrio e viver intensamente cada momento, pois ele é ÚNICO. Basta apenas termos a boa vontade e disposição psicológica de sempre enxergar o copo meio cheio.

Eu nunca encarei o TRABALHO como algo pesado, chato, angustiante e obrigatório. Muito pelo contrário, eu sempre o classifiquei como uma baita OPORTUNIDADE para me divertir, me relacionar e aprender com as pessoas, ser útil, e contribuir com o mundo.

É claro que o salário, o ambiente, os colegas, os benefícios, as aspirações e planos de carreira são fatores que corroboram significativamente para ter “prazer” e qualidade de vida profissional, porém nada adianta se você não enxergar PROPÓSITO no que está fazendo no seu dia a dia.

Eu, por exemplo, sempre enalteço e me orgulho do comprometimento e engajamento da nossa equipe. A maioria dos funcionários da Truckvan sabe que não trabalha apenas para uma fabricante de implementos rodoviários e unidades móveis especiais, eles são coparticipantes de sonhos, eles colaboram com a mobilidade do País, eles facilitam o acesso à Saúde, Educação e diversas necessidades, eles transformam destinos e é isso que os MOVE.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Sabemos que não somos uma empresa perfeita e reconhecemos que temos muito a melhorar, mas acreditamos que a EVOLUÇÃO só é possível se contarmos com PESSOAS sedentas em prol do mesmo objetivo: crescer e vencer. Só pode entrar em campo quem quer ganhar e ser CAMPEÃO.

Unanimidade, estabilidade e generalização podem nos estagnar, nos acomodar e nos dar uma falsa percepção de que está tudo bem, por isso, considero atitudes díspares, visões diferentes e até controvérsias como ingredientes fundamentais para a democracia e o progresso.

O que eu quero dizer com tudo isso? Se você não está FELIZ no seu trabalho e/ou na sua vida, manifeste-se, aja, reaja. Não seja negligente com você. Não se limite a apenas trabalhar para pagar contas e ter uma vida “tranquila”. Não estamos aqui só para “sobreviver”, estamos aqui para viver e viver em abundância.

O seu CARÁTER e SONHOS têm que ser maiores do que o seu emprego e o seu medo.

O mundo está se reinventando com uma velocidade assustadora. Basta observar como startups e tecnologias diversas estão alterando os rumos das coisas. Se a palavra da vez é DISRUPÇÃO, não espere você se destruir para criar um novo foco e sentido para sua vida.

Finalizo misturando a maluquez com a lucidez de dois artistas que se recusaram a ficar parados esperando a morte chegar e que transgrediram em busca da FELICIDADE.

Se viver requer coragem, então 

Viva para ser feliz e não viva em vão 

Se viver requer coragem, então 

Viva para ser feliz e não viva em vão. 

Coragem, coragem 

Se o que você quer é aquilo que pensa e faz 

Coragem, coragem 

Eu sei que você pode mais.

VEJA TAMBÉM

2016 © Truckvan

123eSite