Truckvan

IMPRIMIR - +

TAMANHO DA FONTE

20/01/2020 • 02h44

Super-Heróis são os VILÕES das empresas

Artigo extraído do LinkedIn de Alcides Braga, presidente da Truckvan

Texto original: LinkedIn Alcides Braga

Hoje, 20 de janeiro de 2020, a Truckvan completa 28 anos.

De 1992 até 2014, nós sempre crescemos. Para vocês terem uma ideia, entre 2008 e 2014, nós tivemos um aumento de faturamento de mais de 600%.

Mas, neste dia tão especial, eu quero falar sobre outro período, que eu gosto de chamar de TEMPO DA RESILIÊNCIA.

De 2015 a 2018, pelo menos 17 indústrias fecharam as portas por dia no Brasil ao longo de quatro anos. Ao todo, 25.376 unidades industriais encerraram suas atividades, segundo levantamento feita pela Confederação Nacional do Comércio de Vendas, Serviços e Turismo (CNC). Assim como todo País, a Truckvan foi afetada tremendamente pela recessão econômica, porém nunca deixamos a palavra “Crise” ter espaço em nosso vocabulário nem na nossa mente.

Durante essa fase complicada, nós tomamos decisões extremamente arrojadas e até mesmo difíceis emocionalmente, mas sempre mantivemos a  e permanecemos firmes nos nossos PROPÓSITOS.

Graças a Deus, chegou o TEMPO DA COLHEITA e fechamos 2019 com o maior resultado da história da Truckvan.

O gráfico abaixo reflete o tamanho do tombo e a retomada.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Feita essa introdução, quero compartilhar com vocês as 3 MAIORES LIÇÕES que tivemos nos últimos 5 anos (2015-2019) a fim de estimulá-los a perseverar, ousar, agir e sempre acreditar que DIAS MELHORES VIRÃO.

1 – SE GOTHAM CITY FOSSE SEGURA NÃO EXISTIRIA O BATMAN

Eu uso essa frase como uma brincadeira e provocação a todos os chefes que têm Síndrome de Messias, ou seja, se acham os Salvadores da Pátria e que a empresa só funciona graças a eles. Dessa forma, criam funcionários totalmente dependentes, receosos e até robotizados. São os típicos executivos que agem conforme suas próprias crenças e convicções sem se preocupar em ouvir os outros e demais fatores internos e externos que podem corroborar com procedimentos mais assertivos e eficazes.

Essa Gestão Centralizadora é ainda mais comum em empresas pequenas e, por incrível que pareça, até de médio porte, no qual todo negócio está fundamentado na figura do (s) “dono (s)”, ou seja, ficam reféns a determinados sujeitos e sucumbem na ausência deles.

Essa expressão também é uma ironia a todos aqueles que acham que comprometimento é trabalhar além do horário e acabam ficando doente por se cobrar demais na tentativa de entregar sempre mais e mais. Não somos nem precisamos ser SUPER-HERÓIS. Só temos que ser RELEVANTES e corajosos em prol da mesma missão.

Aqui aproveito para trazer uma interessante reflexão levantada pelo Douglas Gomides.

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6611399833938911232/

Felizmente, um dos grandes legados dessa “crise” para Truckvan foi nos tornar mais PROFISSIONAIS, no sentido de implementarmos mais estruturas e métodos ágeis, diminuindo, assim, a predominância pessoal.

Diante desse turbulento ciclo de 2015 a 2018, eu me surpreendi positivamente com o surgimento e amadurecimento de grandes líderes na Truckvan. E aqui não estou falando de nível hierárquico, mas de todos aqueles que conseguiram enxergar e encontrar soluções improváveis e/ou inovadoras, como sugerir diferentes tecnologias, processos e mercados.

E, acima de tudo, líderes que, mesmo em dias conturbados e tristes, mostraram INTELIGÊNCIA EMOCIONAL e EMPATIA para ABRAÇAR, falar palavras de apoio e manter o ambiente de trabalho SAUDÁVEL, ALEGRE e AGREGADOR.

2 – ARRISCAR É MENOS PERIGOSO DO QUE FICAR PARADO

Em 2013, entregamos 133 Unidades Móveis Especiais (carretas, caminhões e veículos customizados) para diversas áreas. Nosso recorde até hoje. Com a instabilidade econômica e política dos anos seguintes, as solicitações foram diminuindo drasticamente, o que nos impulsionou a ampliar nossos horizontes.

Diante disso, resolvemos nos movimentar em vez de colocar a culpa “naquilo”. Afinal de contas, o nosso business plan, desde o início, sempre foi “não morrer”. Para isso, destaco as seguintes iniciativas:

– Investimos no Sonho da FÁBRICA PRÓPRIA e inauguramos uma unidade no bairro de Cumbica (Guarulhos-SP) em maio de 2015;

– Intensificamos nossa participação em feiras e eventos no exterior para reforçar nossa atuação no cenário internacional;

– Aumentamos nosso portfólio de produtos para locação;

– Ingressamos no mercado de soluções para proteção de dados e Tecnologia da Informação

– Unificamos nossas 3 fábricas em uma só planta no bairro Bonsucesso (Guarulhos-SP) em abril de 2018.

Aí, você me pergunta: Alcides, todas as escolhas trouxeram os resultados esperados? E eu lhe respondo com toda sinceridade. Claro que não!

Mas sempre fui adepto de que é melhor pecar por ação do que por omissão e o Mundo Corporativo engole quem fica boiando esperando ser salvo.

Temos que ter um pouco da personagem Dory, de Procurando Nemo:

“Para achar a solução, continue a nadar, continue a nadar, continue a nadar, nadar, nadar”.

Às vezes, é até bom ter perda de memória recente. Assim, esquecemos nossos medos e traumas. Logo, temos que sempre estar receptivos ao novo, pois o “não” nós já temos, mas o “sim” pode mudar os nossos destinos.

3 – OPORTUNIDADES NÃO SURGEM, SÃO CRIADAS!

Só para contextualizá-los, a Truckvan começou, em 1992, como uma oficina de reformas de baús de alumínio e carretas. Depois, em 1996, passamos a fabricar baús com tecnologia própria. Em suma, sempre tivemos muito carinho e até mesmo apego por esse produto e nos tornamos um dos maiores players do mercado. Nós, inclusive, investimos na fábrica própria de Cumbica com a intenção inicial de aumentar a produção em escala desse tipo de implemento leve.

Porém, nos últimos anos, passamos a não ter retorno financeiro na venda da linha leve e decidimos, em 2019, parar com esse modelo de negócio e focar em Implementos Rodoviários Pesados, o que contribuiu significativamente com o nosso resultado.

O que eu quero dizer com tudo isso? Mais do que Core Business, tenha PROPÓSITOS e SONHOS GRANDES. Não fique engessado/preso na tradição e história da sua empresa, tenha uma Cultura em constante movimento. Permita-se mudar de opinião, mudar de visão, mudar de conceitos.

Quando me perguntam qual é o Propósito da Truckvan, eu respondo em uma só palavra MOBILIDADE. Nossa missão é facilitar a vida das pessoas, proporcionando comodidade e praticidade.

Não importa se vai ser por meio de uma Unidade Móvel Especial customizada como uma Clínica Médica sobre Rodas ou se vai ser um Semirreboque Furgão Lonado ou mesmo uma Sala-Cofre ou Contêiner Data Center e outras possibilidades.

O que eu sempre reforço com nossa equipe é que o slogan #SOMOSILIMITADOS não é para ser apenas uma hashtag de rede social muito menos uma imagem de soberba e arrogância. Tem que ser uma busca incessante pela evolução profissional e desenvolvimento pessoal, enxergando, assim, valor em suas atividades.

Concluindo:

Tudo tem o seu tempo determinado. A vida é cíclica.

Sabe aquele belíssimo versículo bíblico “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”? Pois bem, entenda todo o contexto dele e não o use apenas como uma mera frase clichê, motivacional e de autoajuda. Saiba VIVER e AGRADECER em todos os momentos. Aproveite as “épocas de vacas gordas” para guardar comida para o inverno, pois ele sempre vem. E nas tribulações, lembre-se de que Deus nunca te coloca à prova além de suas forças, então, descubra-as.

MUITO OBRIGADO e PARABÉNS a todos que direta e indiretamente contribuíram para Truckvan chegar aonde chegou.

Nossos sonhos nunca ficarão parados! A nossa HISTÓRIA estará sempre em MOVIMENTO!

JUNTOS #SOMOSILIMITADOS

VEJA TAMBÉM

2016 © Truckvan

123eSite