Truckvan

IMPRIMIR - +

TAMANHO DA FONTE

27/09/2020 • 03h36

O QUE O SEU CASAMENTO PODE TE ENSINAR SOBRE EMPREENDEDORISMO?

Artigo extraído do LinkedIn de Alcides Braga, presidente da Truckvan

Em 27 de setembro de 1981, conheci o GRANDE AMOR DA MINHA VIDA: Ivani Cavalcanti.

Como o LinkedIn é mais voltado para o Mundo Corporativo, não vou entrar em detalhes sentimentais, rsrs, mas garanto que vida pessoal e profissional podem e até devem se misturar quando ambas são saudáveis.

A ideia aqui é nós refletirmos como nossos CASAMENTOS podem contribuir e nos dar grandes dicas de EMPREENDEDORISMO.

Vamos começar pela principal semelhança entre eles: o TEMPO.

Sim, esse é o fator que os une e que transcende outras questões. Afinal de contas, não importa quem você é, de onde você veio e para onde você vai, o dia dura exatamente 24 horas para todos.

Como diz a música dos Titãs, É PRECISO SABER VIVER!

Portanto, a primeira lição é administrar, gerir, organizar e, principalmente, valorizar esse que, a meu ver, é o BEM MAIS PRECIOSO DA VIDA e desfrutar de cada momento com muita intensidade e 100% de entrega e disposição.

Ivani e eu, por exemplo, estamos CONECTADOS há exatos 39 anos, mas esses 14.245 dias só têm e terão sentido eternamente porque ambos se sentem, continuamente, VALORIZADOS um pelo outro. Dessa forma, CRESCEMOS JUNTOS em todos os aspectos.

Caso contrário, seria igual aquele emprego que permanecemos só para não sair da nossa zona de conforto.

E para que seu RELACIONAMENTO e seu NEGÓCIO não fiquem parados/estagnados, compartilho 3 GRANDES LIÇÕES que aprendi ao longo desses 1.230.768.000 segundos:

1 – VOCÊ NÃO ESTÁ MAIS SOZINHO 

Sabe aquela frase famosa de O Pequeno Príncipe “tu te tornas eternamente responsável por quem cativas”? Pois bem, ela se encaixa perfeitamente para as duas esferas.

Não podemos desistir diante das dificuldades, pois nossos sonhos não são mais só nossos. Envolvem agora outras pessoas.

Confesso que, muitas vezes, cheguei desanimado em casa por causa de algumas situações na empresa que não saíram conforme minhas expectativas, mas logo recuperava as forças e a esperança de que dias melhores viriam ao receber o afeto, carinho e palavras de conforto da Ivani.

Dessa forma, voltava no dia seguinte com ENTUSIASMO e conseguia transmitir confiança para os colaboradores da Truckvan e motivá-los, pois sempre tive alguém para me dizer “EU ACREDITO EM VOCÊ”.

Quando temos ZELO pelo nosso negócio e equipe, nossas energias se renovam a cada manhã.

2 – VOCÊ NÃO É O DONO [DA RAZÃO] 

Muitas empresas e casamentos morrem antes dos 5 anos, pois há egocentrismo, arrogância, soberba, teimosia e, acima de tudo, falta de PLANEJAMENTO.

Qualquer tipo de relação só prospera quando há RECIPROCIDADE, ou seja, ambos com mesmo espírito e desejo, reconhecendo o quanto um precisa do outro para o TODO.

Sem possessividade e obsessão. Sem necessidade de mostrar autoridade e comando.

Apenas movidos pela VONTADE DE AGREGAR, COMPLEMENTAR, EDIFICAR, COLABORAR.

E aqui está, certamente, um dos maiores segredos para qualquer relação durar tanto tempo: NÃO FAÇA QUESTÃO DE TER A RAZÃO. PRIORIZE SEMPRE A PAZ.

3 – SOMOS UM 

A Missão, Visão e Valores têm que estar completamente interligadas/integradas/conectadas/unificadas e claras para todos.

Uma RELAÇÃO (empreendedora/amorosa) só tem SUCESSO se os envolvidos tiverem plena compreensão do porquê estão lá, aonde querem chegar e como farão para conquistar o objetivo.

Respeitando a individualidade e os princípios de cada um, porém enaltecendo que é melhor serem dois do que um, pois se um cair, o outro o levanta.

Quando existe esse SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO, a nossa busca pela evolução é tão ardente que adquirimos INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, RESILIÊNCIA, ADAPTABILIDADE e demais competências de GESTÃO E LIDERANÇA, de forma natural, nas situações da vida real.

Os acontecimentos do cotidiano vão nos ensinando e mostrando os caminhos e soluções para os problemas, então, conduzimos nossa família da mesma maneira que guiamos nossa empresa e vida, com a certeza do crescimento e amadurecimento desse “negócio” chamado AMOR!

Finalizo, reforçando que Ivani é O MEU MAIOR EMPREENDIMENTO, pois ela faz eu me sentir REALIZADO e querer todo dia viver NOVOS PROJETOS.

VEJA TAMBÉM

2016 © Truckvan

123eSite