Truckvan

IMPRIMIR - +

TAMANHO DA FONTE

14/01/2019 • 03h57

“O nosso business plan era não morrer”​

Artigo extraído do LinkedIn de Alcides Braga, presidente da Trtuckvan

Texto original: LinkedIn Alcides Braga

Hoje eu recebi esta bela foto da nossa fábrica vista do alto e fiquei radiante com esta “iluminação/energia divina” e senti como se Deus estivesse olhando por nós (sei que sempre está), pois é impressionante como ELE nos deu muito mais do que pedimos ou imaginamos e esta imagem retrata perfeitamente isso. Faltando 6 dias para Truckvan completar 27 anos, vou compartilhar com vocês como tudo começou….

O Flavio fez a carreira dele na área técnica; eu sempre fui vendedor. Faltava, então, a terceira ponta, que nenhum de nós dois sabia, que era como administrar um negócio. O capital inicial veio de fontes diversas: eu tinha uma lata com economias e a reserva do salário na metalúrgica. Já o Flavio vendeu uma filmadora e uma linha telefônica – que era um bem precioso na época – e ainda pegou US$ 1 mil emprestado com o sogro. Financiamos o resto em 15 meses.

Como a gente começou muito pequeno – era só eu, ele e mais três ou quatro pessoas remanescentes da filial –, não tínhamos tantos problemas a não ser comprar e pagar, tirar nota fiscal na mão… Era tudo muito trivial. A vantagem de se iniciar assim é que suas ações não precisam ser grandiosas para você dar o passo seguinte, ir para o dia seguinte.

Coube a mim a função de administrar, de me relacionar com papéis, normas, enquanto o Flavio ficava na oficina dando vazão a tudo. Porém, a gente era muito afetado pelas outras coisas, como fornecedores, necessidade de buscar material – afinal de contas, a gente era tudo na empresa.

Mas uma coisa colocamos como mantra desde o início, e perduramos até hoje: sempre zelamos pelo caixa e jamais atrasamos um pagamento, seja salário de funcionário, seja título de banco, seja qualquer outra obrigação financeira. Tanto é que chegamos até a dar cheques pessoais para arcar com as despesas da empresa. E isso é o que considero mais primordial para termos crescido tanto e hoje sermos referência nacional nos segmentos em que atuamos.

Como desde o início priorizamos honrar nossos compromissos, conquistamos uma classificação de crédito muito boa, que vale muito mais do que dinheiro – mas que o começo foi difícil, bota difícil nisso.

Hoje me perguntam qual era o business plan da Truckvan? Business plan? O nosso business plan era não morrer. E qual era o capital inicial? Não teve capital inicial. O nosso capital inicial foi um monte de promissórias que até hoje a gente guarda com muito carinho.

VEJA TAMBÉM

2016 © Truckvan

123eSite