Truckvan

IMPRIMIR - +

TAMANHO DA FONTE

29/10/2019 • 03h16

NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL?

Artigo extraído do LinkedIn de Alcides Braga, presidente da Truckvan

Texto original: LinkedIn Alcides Braga

Este tema é bem delicado e até subjetivo, mas achei válido debater com vocês, pois está totalmente atrelado à forma como o Mundo Corporativo nos enxerga e como nós nos vemos.

E é aqui que está o grande X da questão.

Como já contei, eu comecei minha vida profissional aos 8 anos de idade e sempre tive mais prazer em trabalhar do que brincar. Não sei se é por que eu nunca tive muita habilidade para soltar pipa, jogar pião, bolinha de gude ou mesmo futebol ou se já era sinal de empreendedorismo nato, rsrs. Sempre encarei o TRABALHO como algo extremamente divertido e que me faz FELIZ.

Mas uma demissão trouxe um novo significado para minha jornada. O ano era 1987. Eu era vendedor, estava indo muito bem e tudo indicava que construiria uma longa e bem-sucedida carreira lá, porém, por incompatibilidade de ideias com meu superior imediato, acabei sendo desligado.

Esse fato me fez bem e me deu uma grande lição: podemos ser o melhor funcionário do mundo, que, mesmo assim, somos substituíveis. Sim, essa é a mais pura verdade e temos que ter os pés no chão e reconhecer isso.

Somos substituíveis por causa de várias circunstâncias. A principal é que a empresa vai continuar existindo com ou sem você. A instituição, claro, pode até encontrar dificuldades no início, mas depois dá um jeito, coloca outro na sua função e se adapta. Simples assim.

Quando entendi isso, minha vida mudou radicalmente. Meus olhos se abriram para descoberta do que, realmente, é insubstituível: EU,VOCÊ, NÓS.

Nosso CPF vale muito mais do que nosso CNPJ.

Antes de 1987, eu me apresentava todo pomposo para os outros com nome e sobrenome “Alcides, da empresa X”. Aquela demissão fez eu compreender qual é minha verdadeira marca: Alcides Braga (e ponto final).

O que eu quero dizer com tudo isso?

 – FOQUE NO QUE TE FAZ INSUBSTITUÍVEL, OU MELHOR, NO QUE TE TORNA ÚNICO;

– A meta que realmente importa é SER UMA PESSOA MELHOR. Você deve buscar isso diariamente e com muito entusiasmo;

– Sabe qual é o verdadeiro KPI? Know-how, Personalidade e Inteligência Emocional. São esses indicadores que têm que pautar sua performance;

– As suas atitudes são sua principal APRESENTAÇÃO. Elas mostram muito mais resultados do que qualquer Slide, Palestra e Relatório;

– Você só será um profissional respeitado e desejado no mercado se, antes, for uma PESSOA ADMIRÁVEL.

Finalizo, reforçando que as empresas podem te substituir por questão de redução de custos ou por que não estão mais satisfeitas com seu desempenho, mas não podem apagar seu LEGADO, seu histórico de ternura, sua imagem íntegra e seu papel AGREGADOR. Este é o currículo que vale: mais do que um profissional exemplar, ele sempre foi um exemplo de SER HUMANO.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

VEJA TAMBÉM

2016 © Truckvan

123eSite