01/09/2014 • 06h00

Olimpíada do Conhecimento terá Escolas Móveis

Objetivo é estimular estudantes a conhecerem novas profissões da indústria

Promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) a cada dois anos, a Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação profissional das Américas, terá sua oitava edição realizada entre os dias 3 e 6 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), e contará com Escolas Móveis de capacitação para estimular estudantes e visitantes a conhecerem melhor importantes profissões da indústria. A competição tem expectativa de receber 300 mil visitantes e reunirá mais de 800 competidores em 58 ocupações técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária.

Produzidas pela Truckvan, líder brasileira no mercado de soluções sobre rodas do Brasil, as Unidades Móveis são voltadas para os cursos de madeira e mobiliário, mecânica automotiva, artefatos de couro e calçados, simulação de máquinas pesadas, usinagem e automação industrial. Com infraestrutura completa para receber alunos, incluindo os equipamentos necessários para cada tipo de curso, as carretas são projetadas para funcionar como uma sala de aula ambulante, permitindo mais flexibilidade no atendimento. “As Escolas Móveis mudam a história profissional de muitos jovens, pois simulam perfeitamente o ambiente de trabalho que irão encontrar, aumentando suas chances de entrar no mercado”, afirma Alcides Braga, sócio-diretor da Truckvan.

Atenta à necessidade de qualificação de mão de obra no Brasil, a Truckvan já esteve presente em edições anteriores da Olimpíada do Conhecimento e produziu, ao longo de sua história, mais de 100 Escolas Móveis para o Senai, que circulam por todo o território nacional, oferecendo mais de 150 programas de cursos nas áreas de panificação, usinagem, confecção industrial, construção civil, automação industrial, soldagem, mecânica automotiva e informática, entre outras.

Entre os participantes da 8ª Olimpíada do Conhecimento, estão alunos de cursos do Senai, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e dos Institutos Federais de Tecnologia.

Serviço:
8ª Olimpíada do Conhecimento
Local: Expominas
Endereço: Av. Amazonas, n° 6.030 – Gameleira – Belo Horizonte (MG)
Data: 3/9 a 6/9
Entrada franca