09/03/2015 • 09h55

Clínicas médicas móveis são alternativa para aumentar o número de exames de mamografias no Brasil

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), apenas 25% das mulheres com mais de 50 anos fazem exames de mamografia. Nesse cenário de alerta, em que o País contabiliza quase 60 mil novos casos de câncer de mama a cada ano, a Truckvan, empresa especializada em soluções sobre rodas, desenvolveu unidades móveis de Saúde da Mulher para iniciativas privada e governamental com o objetivo de aumentar o número de mamografias nessa faixa etária e conscientizar a população sobre a rotina de prevenção à doença.

“As carretas funcionam como clínicas médicas móveis e levam informação e atendimento para comunidades que não têm acesso a médicos e hospitais, evitando o deslocamento e o gasto no orçamento das famílias”, destaca Alcides Braga, sócio-diretor da Truckvan.

Cada unidade móvel possui equipe especializada composta por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem e é preparada para realizar 50 mamografias, 50 ultrassonografias e 50 coletas de exames preventivos de câncer de colo do útero por dia, garantindo agilidade na realização e entrega do resultado do exame para detectar a doença, podendo aumentar em 90% as chances de cura da paciente.

Desde 2012, 22 unidades itinerantes da Truckvan realizaram mais de 350 mil exames de mamografias no Distrito Federal (DF), Minas Gerais (MG), Tocantins (TO) e nas cidades de Manaus (AM) e Maceió(AL).

Números:
No Distrito Federal, quatro ’Carretas da Mulher’ já realizaram, desde março de 2012, 80.274 mamografias.

Em Minas Gerais, 10 unidades móveis entregues para o Programa Estadual do Controle do Câncer, da Secretaria de Estado de Saúde, já realizaram, desde outubro de 2012, 196.553 exames de mamografias.

Na cidade de Manaus (AM), a Secretaria Municipal de Saúde conta com quatro unidades móveis de Saúde da Mulher. Segundo o gerente do Programa Saúde Manaus Itinerante, William Terra, as carretas já realizaram, no período de 2012 a 2014, 43.029 exames de mamografias.

Em Tocantins, três carretas do programa Saúde Cidadã, Saúde da Mulher, do governo do estado, chegaram à marca de 32.686 exames de mamografias no período de maio de 2013 a novembro de 2014.

Já em Maceió, uma Carreta da Mulher foi entregue para a SecretariaMunicipal de Saúde em janeiro de 2014 e realizou 3.720 exames de mamografias.