06/06/2016 • 04h22

Campanha enche caminhão com bolsas de sangue para denunciar preconceito contra doadores gays e bissexuais

Ação, criada pela Africa, busca mostrar a quantidade de sangue desperdiçado no país devido a uma proibição do Ministério da Saúde.

São Paulo, abril de 2016 – A All Out (allout.org), movimento global de defesa dos direitos LGBT, colocou nas ruas de São Paulo um caminhão com centenas de bolsas de sangue e a mensagem “O Brasil desperdiça mais de um caminhão cheio de sangue todo dia por puro preconceito”. A ação, criada pela agência Africa e realizada em parceria com a empresa Truckvan, que disponibilizou a unidade móvel, é parte de uma campanha internacional chamada #WastedBlood (“Sangue desperdiçado”, em português) e busca chamar atenção para o fato de o Brasil ainda proibir que homens gays e bissexuais sejam doadores de sangue.

A proibição vem da Portaria 2712, de 12/11/2013, do Ministério da Saúde. Embora não faça referência à orientação sexual de possíveis doadores, a portaria determina que homens que se relacionaram sexualmente com outros homens nos últimos 12 meses são inaptos a doar. Curiosamente, a regulamentação também afirma que serviços de hemoterapia não devem manifestar preconceito ou discriminação com relação à orientação sexual ou identidade de gênero do doador.

“O Ministério da Saúde argumenta que a proibição visa a assegurar a qualidade do sangue coletado. No entanto, todo o sangue colhido em bancos públicos e privados do Brasil deve obrigatoriamente passar por testes que permitem  a identificação de vírus como o HIV e HCV, que causa a Hepatite tipo C”, afirma Leandro Ramos, Diretor de Programas da All Out. “A campanha busca mostrar que, ao não reconsiderar essa proibição, o Brasil impede o diálogo, reforça estereótipos e joga fora litros de sangue que poderiam salvar vidas.”

A doação de sangue por doadores gays e bissexuais ainda é tema de debate em muitas partes do mundo. Inúmeros países na América Latina – entre eles, Argentina, Chile e México – já revisaram seus procedimentos de forma a aplicar as mesmas regras a doadores de qualquer orientação sexual.

“Se uma pessoa não usa drogas, mantém um único parceiro sexual e usa preservativo sempre, ela pode doar sangue. A menos que seja um homem que se relaciona com outro homem. Mas, se todo sangue doado, seja de quem for, passa por uma série de testes, por que homens gays e bissexuais são proibidos de doar? O sangue de um homem gay ou bissexual é tão valioso quanto o de qualquer pessoa”, comenta Álvaro Rodrigues, vice presidente de criação da Africa.

A campanha conta ainda com uma plataforma online, disponível em três idiomas, onde homens gays e bissexuais podem entrar em uma “fila de doadores” virtual. A ideia é mostrar o número de novos doadores e a quantidade de sangue desperdiçada pela proibição. A plataforma está disponível em www.wastedblood.com. O filme manifesto da campanha pode ser encontrado em: https://youtu.be/nmj19e9xZRo

Sobre a All Out

Em 75 países é crime ser gay. Em 10, pode custar sua vida. A All Out é um movimento global pelos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e pessoas trans (LGBT). Sua missão é construir um mundo onde ninguém tenha de sacrificar sua família ou liberdade, sua segurança ou dignidade, por ser quem é ou amar quem ama.