Truckvan

IMPRIMIR - +

TAMANHO DA FONTE

26/06/2019 • 03h42

HIPOCRISIA! Preciso dela para sobreviver (profissionalmente)

Artigo extraído do LinkedIn de Alcides Braga, presidente da Truckvan

Texto original: LinkedIn Alcides Braga

Temos que ser hipócritas no mundo dos negócios!

Sim, esta é a maior verdade da vida profissional e a mais difícil de ser compreendida e aplicada no meu ponto de vista, pois nos gera conflitos internos e dúvidas diante do que consideramos ética, moral, caráter e, obviamente, do que aprendemos no sentido de criação de princípios.

Mas, calma, não me interprete mal. Quem convive comigo sabe o quanto sou passional e adoro gente. A questão é que cumprimento (QUASE) da mesma forma quem admiro e considero amigo e quem sei que não vale um centavo, é oportunista e interesseiro, ou seja, não permito que os meus sentimentos sobre aquela pessoa falem mais alto e interfiram na minha tomada de decisões.

Conheci pessoas brilhantes, extremamente proativas, comprometidas e criativas que não tiveram tanto êxito em suas carreiras como poderiam e tinham potencial para tal por não desenvolverem a mais crucial das habilidades: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.

Também chamada de DOMÍNIO PRÓPRIO, esta virtude precisa ser renovada diariamente, pois é testada constantemente ao longo do dia seja por uma colocação infeliz de um chefe/superior que sabe menos do que nós, seja por uma brincadeira de mau gosto de um colega que se acha engraçado, de um e-mail mal escrito e, consequentemente, interpretado equivocadamente, e de inúmeras situações que vão (não deveriam) nos entristecendo.

Portanto, como disse Aristóteles, “o sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz” e, muitas vezes, a melhor resposta é o silêncio ou como os mais velhos sempre nos ensinaram “deixa entrar por um ouvido e sair pelo outro”. Não guarde na sua memória nem no seu coração frases que não te acrescentaram em nada. Use isso ao seu favor e constranja quem não te quer bem com AMOR, mostrando, assim, que você é diferente e não adota as mesmas estratégias deste ser.

Não podemos ser incoerentes e repetir as atitudes de quem tanto criticamos, não é mesmo?

E lembre-se: ser hipócrita é completamente diferente de ser bajulador. Para entender melhor, recomendo ler o ótimo artigo do Professor Humberto Moura: Demitam os bajuladores. Líderes competentes não precisam deles.

Logo, compartilho aqui algumas Dicas de Como Ser Um Hipócrita Profissional:

– Cumprimente a todos com muito carinho, sem fazer acepção de pessoas

– Responda sempre com muita educação, sensibilidade e respeito e-mails, whatsapps e ligações daquelas pessoas mais insuportáveis.

– Nunca seja ríspido e hostil

– Se discordarem de você ou te criticarem, não entre na pilha, não se desgaste rebatendo. Diga apenas que você “respeita a opinião da pessoa” e “compreende o entendimento dela”

– Seja tão receptivo a esta pessoa insuportável que ela vai começar a ficar desconfortável por você ser tão legal e gentil

– Mostre-se interessado em tudo que esta pessoa fala/faz

– É preciso ceder e “se dar por vencido” em diversos momentos

– Em ocasiões que você não vê tanta vantagem nem faz questão de “vencer”, peça a orientação desta pessoa e permita que a opinião e a ideia dela prevaleçam sobre a sua, reconheça que ela estava certa e lhe dê todo apoio

– Faça esta pessoa que tanto te incomoda se sentir muito importante

Pois bem, se você conseguir seguir tudo isso à risca da forma mais natural possível e acrescentar suas próprias maneiras de ser hipócrita te garanto que você terá, pelo menos, um dos resultados abaixo:

– Enxergará o melhor daquela pessoa que antes você não via qualidades nenhuma e, de repente, se tornarão até amigos (não é exagero)

– Não terá mais dores internas (fígado, cabeça…)

– Conseguirá dormir muito mais tranquilamente

– Terá muito mais prazer em ir para o trabalho

– Passará a admirar seu autocontrole

– Dará risadas como coisas banais te desequilibravam e hoje te divertem

– Será referência de pessoa sábia, calma e ponderada

– Terá muito mais discernimento para tomar decisões

– Criará um poder de empatia sobrenatural

E, por fim e não menos importante, a hipocrisia profissional causará uma estranheza coletiva, pois as pessoas que te admiram descobrirão que possuem algo em comum com aquele “ser negativo”: ambos gostam de VOCÊ.

O que acham de praticar a sinceridade, rsrs, e compartilhar comigo suas experiências e entendimento sobre este assunto tão delicado e necessário no mundo corporativo?

VEJA TAMBÉM

2016 © Truckvan

123eSite