Truckvan

IMPRIMIR - +

TAMANHO DA FONTE

25/03/2019 • 03h51

“A empresa te admite. Você se demite”​

Artigo extraído do LinkedIn de Alcides Braga, presidente da Truckvan

Texto original: LinkedIn Alcides Braga

Um grande amigo meu me disse uma vez esta frase e eu sempre reflito bastante sobre ela. Obviamente, a empresa tem que dar totais condições para o funcionário desenvolver todo seu potencial, mas também cabe ao empregado se esforçar ao máximo para ser motivo de satisfação e orgulho da companhia e ambos crescerem juntos.

É claro que eu reconheço que a Truckvan não é perfeita e tem falhas, mas eu sempre digo para os nossos funcionários que eles têm que vir para nossa fábrica com muita motivação e alegria e com a certeza de que estão trabalhando numa instituição digna e séria (que nunca atrasou um salário sequer em toda nossa história – já são 27 anos) e contribuindo com o mundo ao desenvolver Soluções sobre Rodas que preenchem vazio assistencial e facilitam o acesso das pessoas à saúde, educação, cultura e diversas necessidades/oportunidades.

Mas como somos seres humanos únicos, cada um interpreta e reage de maneira diferente determinada situação. O que não tolero é pessoa má intencionada que, em vez de usar sua liderança para agregar, prefere se esconder atrás de CIPA e Sindicato e contaminar o ambiente com murmurinhos, intrigas e boatos apocalípticos. Para tentar combater este tipo de comportamento e privilegiar os proativos e comprometidos, sempre mantive minha sala aberta para trocar ideias e ouvir sugestões e me orgulho muito de termos funcionários que estão com a gente desde o começo ou há mais de 10 anos e se sentem parte da Família Truckvan e o único barulho que fazem questão é de música e das resenhas nos nossos churrascos de confraternização.

Em toda minha vida profissional (comecei formalmente aos 14 anos e hoje estou com quase 56), sempre segui dois nortes:

– Nós somos os responsáveis por mudar o nosso destino

– As oportunidades não surgem. Nós as criamos

Nunca entendi aquelas pessoas que, estando insatisfeitas, decidem fazer o famoso “corpo mole” e param de se dedicar, pois não receberam a promoção que queriam e tudo mais. Isso é extremamente contraditório. Se você não está tendo o reconhecimento que julga merecer comece a agir diferente de forma positiva, ou seja, seja o profissional que você gostaria de ter caso fosse dono da empresa. Certamente, você mudará algumas atitudes e irá colher os frutos do seu desempenho.

Portanto, me sinto, como gratidão a Deus por tudo que vivi, no dever de retribuir compartilhando minhas experiências a fim de estimulá-los a serem mais do que funcionários e sim coparticipantes dos sonhos da empresa. Lógico que isso só é possível se você se sentir valorizado e para isso acontecer, sugiro as seguintes atitudes:

– Mais do que críticas, apresente soluções para os problemas

– Queira sempre ser melhor do que ontem

– Esteja sempre disposto a aprender mais do que lhe ensinarem

– Tenha prazer em fazer mais do que te solicitarem

– Seja proativo ao máximo, mas sempre respeitando as hierarquias

– Tenha interesse em conhecer a história da empresa, pois assim você criará laços muitos mais fortes com a instituição

– Ofereça sempre ajuda aos seus colegas de trabalho antes de eles te pedirem

– Seja uma pessoa que só agrega e acrescenta na vida dos seus colegas de trabalho

– Empreenda a todo momento, ou seja, enxergue oportunidades onde os outros estão vendo dificuldades

Te garanto que se você fizer tudo isso com a maior naturalidade do mundo nunca será demitido. E só sairá da empresa para realizar sonhos que transcendem aquele local, mas deixará portas abertas e será eternamente lembrado como referência de profissional.

Se você fez tudo isso que listei acima e mesmo assim foi demitido, fique em paz: a empresa em questão não te merecia. E tenho convicção que hoje você está ou estará muito melhor em um novo trabalho.

VEJA TAMBÉM

2016 © Truckvan

123eSite