Truckvan

Selo
IMPRIMIR - +

TAMANHO DA FONTE

08/02/2018 • 09h01

RESENHAS DE UMA HISTÓRIA EM MOVIMENTO: OS PRIMEIROS BAÚS COM TECNOLOGIA PRÓPRIA

Conheça, em detalhes, mais um importante capítulo da trajetória da Truckvan.

Por Flavio Santilli

Ao mesmo tempo em que começávamos a incorporar a fama de fazer projetos inovadores que ninguém queria fazer, outro fato muito importante aconteceu entre 1996/1997: nasceram os nossos primeiros baús com tecnologia própria.

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DE BAÚS TRUCKVAN PARA PEPSICO

Até hoje fico todo feliz e orgulhoso quando vejo um veículo, seja furgão, seja caminhonete, camioneta ou Kombi, com baú de alumínio com a placa Truckvan. Eu, o Alcides, muitos funcionários e até mesmo nossos amigos e familiares temos, inclusive, o hábito de contar quantos “Truckvan” vemos pelo caminho quando estamos na rua, na estrada, no trânsito em geral, e isso nos dá um tremendo prazer. Mas, para conseguir emplacar o nosso primeiro baú com tecnologia própria, foi bem difícil. Apesar de esse produto sempre estar presente na nossa essência, nos nossos primeiros anos, mais exatamente de 1992 a 1996, focamos mais em reformas de baús e vendemos kits e baús da antiga Metalúrgica Paulista.

O que mais nos estimulou a fabricar nossos próprios baús foram dois fatores: sonho de ver nosso pátio lotado de baús de alumínio como víamos em outras oficinas e, principalmente, os conselhos e críticas de Marcelo Simonian, então gerente de frotas da Pepsico.

Pensa em um cara que não queria papo com a gente. Esse era o Marcelo. Ele não queria fazer baú conosco de jeito nenhum. Tanto é que ele mesmo admite que o primeiro foi na “base do fórceps”, tiveram de ceder de tanto que o Alcides insistiu para eles homologarem uma unidade nossa. Tivemos 30 dias para fazer uma Kombi, e, um belo dia, o Marcelo apareceu lá e olhou cada detalhe do baú, pegou uma agendinha, escreveu uns 30 itens que queria que a gente refizesse, e nos entregou o papel, dizendo “quando vocês arrumarem isso, eu volto”. Ele retornou e ainda encontrou mais alguns erros no baú. Tudo indicava que nossa história com a Elma Chips teria ficado só naquele único baú, mas quis o destino que o Marcelo, depois de uns dois, três anos, fosse para outra filial, e aí tudo mudou. Outro executivo, que também se chamava Marcelo (Pansica), entrou no lugar e nos chamou para sermos um dos vários fornecedores de baús da empresa. Pegamos um lote de 20 baús, e, por ironia do mundo profissional, cinco unidades foram enviadas para a filial do Simonian – e ele adorou o nosso serviço. A partir desse episódio, a situação mudou a nosso favor. O nosso “inimigo” voltou para São Paulo e, após receber uma meia dúzia de baús Truckvan, nos chamou para uma reunião e nos disse uma frase que mudaria para sempre a nossa história: “O produto de vocês não é dos melhores, mas a prestação de serviços de vocês é imbatível”.

Um comentário desse nível vindo de uma pessoa extremamente competente, sincera e crítica nos abriu os olhos e nos estimulou tremendamente a começar a fabricar os nossos próprios baús.

E se no início foi tão difícil conquistar o Marcelo, depois que entregamos os nossos primeiros baús com tecnologia própria nos tornamos uma referência de qualidade a ponto de sermos elogiados na frente dos outros concorrentes. Esta lembrança, inclusive, me arrepia e me emociona até hoje: estávamos em uma mesa grande na sede da Pepsico, na rua Verbo Divino, na zona sul de São Paulo, ao lado de mais quatro fornecedores de baús, quando o Simonian anunciou que precisaria de um lote grande de baús e apontou para nós.

“O para-choque do caminhão tem que ser feito como é feito na Truckvan. Esse é o padrão que eu quero.”

Nos tornamos referência de qualidade! E depois disso, só deu a gente. Fizemos mais de mil baús para a Elma Chips e reinamos absolutos durante dez anos. A outra boa notícia e, com certeza, a melhor consequência de tudo isso é que hoje somos grandes amigos do Marcelo. Muito obrigado, Simonian, por você ter nos estimulado a superar os nossos limites!

Flavio Santilli, Marcelo Simonian e Alcides Braga na Fenatran 2017

 

 

 

VEJA TAMBÉM

2016 © Truckvan

123eSite