Truckvan

IMPRIMIR - +

TAMANHO DA FONTE

21/11/2017 • 05h00

Unidade Móvel promove popularização da Ciência em MT

Carreta MT Ciências deve atender 30 municípios por ano e alcançar mais de 90 mil estudantes.

Crédito da foto: Vanderlei Meneguini

Produzida pela Truckvan, a unidade móvel MT Ciências foi inaugurada nesta terça-feira (21) em um evento em Cuiabá, que contou com a presença do governado do Estado, Pedro Taques. O Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

A estrutura da carreta conta com uma extensão do baú e duas tendas externas armadas para abrigar o acervo de novidades. Os visitantes – estudantes, crianças, jovens e adultos terão a seu dispor experiências únicas com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex, globos de plasma, condução humana, observação de vegetais e detalhes de insetos, multimídias, ilusões de óptica, anamorfose, casa maquete, além do famoso gerador Van de Graaff – que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.

O projeto que teve seu convênio assinado em 2012 e liberação oficial do MCTIC em 2016, deve atender 30 municípios por ano e alcançar mais de 90 mil estudantes. A expectativa é que a exposição interativa e itinerante desperte a compreensão de conceitos e promova a popularização da ciência.

A primeira etapa do Circuito atenderá a Baixada Cuiabana, iniciando ainda em dezembro.

Segundo a Pesquisa de Percepção Pública da Ciência e da Tecnologia 2015, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apenas 12% dos brasileiros com mais de 16 anos visitam museus ou centros de ciência e tecnologia. Para o secretário da Secitec, Domingos Sávio, o MT Ciências dá acesso para que esse índice aumente. “Estamos levando 30 experimentos lúdicos e diferenciados, uma carga frágil que, mesmo com os cuidados de logística, chegará às regiões mais distantes do Estado. Levaremos não só a oportunidade e popularização da ciência, mas a inclusão também”.

Fonte: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (SECITEC-MT)

VEJA TAMBÉM

2016 © Truckvan

123eSite